Nos dias 23 e 24 de outubro, das 10h às 16h30, o Instituto Gruparj Petrópolis promoveu uma importante ação de saúde pública com foco na prevenção e na atualização vacinal, reafirmando seu compromisso com a promoção da qualidade de vida e o cuidado integral com seus associados e a comunidade.

Durante os dois dias, foi disponibilizado um polo de vacinação gratuito, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, oferecendo diversos imunizantes indicados para diferentes faixas etárias. A iniciativa teve como objetivo facilitar o acesso às vacinas e reforçar a conscientização sobre a imunização como uma das formas mais eficazes de prevenção contra doenças transmissíveis.Foram aplicadas 158 doses de vacinas destinadas ao público adulto, como dT (dupla adulto), tríplice viral, febre amarela, hepatite B, dTpa

(para gestantes) e influenza. Além disso, foram disponibilizadas doses específicas de COVID-19 (para pessoas a partir de 12 anos) e HPV (para adolescentes e jovens de 9 a 19 anos), ampliando o alcance da ação e garantindo a cobertura de diferentes grupos da população.

Como parte da iniciativa, também foi realizada a análise da carteira de vacinação dos participantes, permitindo a atualização das doses em atraso e a orientação personalizada sobre o calendário vacinal. A ação proporcionou à população uma oportunidade prática de regularizar sua situação vacinal e esclarecer dúvidas diretamente com profissionais de saúde.

A ação foi parte da programação do Workshop sobre Vacinação: prevenção é tratamento.