Realizados nos dias 11 e 12 de Julho, pelo Grupo de Pacientes Artríticos do Rio de Janeiro em Petrópolis, o XII Encontro Médico Social para Portadores de Doenças Reumáticas e o III Congresso Nacional Portadores de Doenças Reumáticas, reuniram em torno de 300 participantes.
Foram dois dias de palestras e diálogo em torno do tema central “Compartilhando e Refletindo sobre as Doenças Reumáticas”, segundo Dra. Wanda Heloisa Ferreira, idealizadora do evento, o Congresso teve como objetivo a educação através da interação médico e paciente. “Com esse Encontro nossa intenção foi promover um intercâmbio de conhecimento entre médicos e pacientes para melhorar a qualidade de vida dos portadores de patologias reumáticas”, ressalta Dra. Wanda.
A abertura do Congresso contou com a participação do especialista em Artrite Reumatoide, Dr. Geraldo Castelar, do presidente da SORES, Dr. José Pereira Santos, a psicóloga Violeta Gamerman, da presidente do Healthy Motivation, Amye Leong, da Dra. Helenice Teixeira, da Dra Izilda Peres Penteado e do Adriano Felix da ANAPAR.
A primeira mesa de palestras abordou temas focados na motivação do paciente, cuidados com a beleza, autoestima e espiritualidade. Em cada uma das palestras se ressaltou importância da próatividade do paciente no tratamento, através do cuidado holístico da saúde – cuidando do corpo e, principalmente das emoções para a eficácia do tratamento.
Um das falas foi a do Dr. Geraldo Castelar, sobre a importância do tratamento precoce na artrite. Ao longo da palestra foi enfatizado sobre a importância da difusão de informações sobre as doenças reumáticas para que o paciente possa ser encaminhado rapidamente ao reumatologista.