Fonte: Site Prefeitura de Petrópolis
Para vacinação idosos devem estar cadastrados junto a Secretaria de Saúd
A vacinação deste público está sendo realizada em seis diferentes pontos da cidade: em três pontos que funcionam no sistema drive thru: no ginásio da UCP no Bingen, no Parque de Exposições em Itaipava, e no campus da UCP Benjamin Constant, no Centro, abertos de segunda a sábado. E ainda em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Morin, do Quitandinha e do Itamarati – que funcionam de segunda a sexta-feira. Em todas unidades, a vacinação é feita das 9h às 16h.
Para se vacinar idosos precisam estar cadastrados junto a Secretaria de Saúde. O cadastramento deve ser feito no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). No momento do cadastro é importante que as pessoas estejam atentas ao dia do agendamento. O idoso deve comparecer ao ponto de vacinação escolhido na data marcada, portando CPF, identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.
A Secretaria de Saúde recebeu ontem (18) mais um lote de vacinas e ampliou imediatamente o público, começando a vacinar pessoas com 77 e 78 anos. A equipe da Saúde está empenhada para que seja possível proteger um número cada vez maior de idosos. A vacinação para as demais faixas etárias será ampliada a medida que chegarem mais vacinas.
Importante lembrar que pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.
Para facilitar o cadastramento de idosos que encontram dificuldades para lidar com a internet, a Secretaria de Saúde disponibilizou dois telefones para que idosos que estão na faixa de vacinação possam solicitar, o agendamento para a vacinação contra a Covid-19. Neste caso o idoso deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones 2233-8850, 2233-8852. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.
A vacinação em Petrópolis segue as determinações do Ministério da Saúde. Os trabalhos na cidade começaram com a vacinação de profissionais de saúde que atuam na linha de frente, idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e deficientes institucionalizados maiores de 18 anos. A vacinação segue avançando, de acordo com a chegada de novas remessas da vacina. Atualmente estão sendo vacinados simultaneamente na cidade: idosos com mais de 60 anos acamados; profissionais de saúde com mais de 60 anos, profissionais de saúde maiores de 18 anos e menores de 60 anos que apresentem comorbidades e idosos com mais de 77 anos.
A Prefeitura mantém ainda um atendimento via WhatsApp para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas ao número: (24) 99946-1161.