A solenidade do “Prêmio Dra. Zilda Arns” foi realizada na noite de quarta-feira (08.03), no plenário do Palácio Amarelo. O prêmio fez parte das comemorações do Dia da Mulher, homenageando as mulheres com distinção e mérito pelas ações e atividades realizadas em Petrópolis. A Dra. Wanda Heloisa Rodrigues Ferreira recebeu pela segunda vez o Prêmio Dra. Zilda Arns, desta vez, concedido pelo vereador Mauro Peralta.
O Prêmio, criado em 2014, é concedido pela Câmara Municipal Petrópolis todos os anos, a fim de contribuir para o reconhecimento das mulheres que se destacaram em feitos humanitários para melhorar a comunidade. O prêmio busca contribuir para a conscientização das questões de direitos humanos e tornar mais tangível a participação das mulheres na esfera pública e privada.
As mulheres premiadas foram indicadas por escolha de cada vereador, que pode agraciar uma mulher por ano, sem a necessidade de aprovação do plenário.
Quem foi Zilda Arns
Médica e sanitarista Zilda Arns Neumann foi a fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança e do Idoso, faleceu em janeiro de 2010, vítima do terremoto no Haiti. Por três vezes, Zilda Arns foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo Brasil. sendo selecionada como uma das 100 mulheres para impulsionar a indicação feminina ao prêmio. Em 2012, Arns foi eleita a 17ª maior brasileira de todos os tempos.
Outras Homenagens
Dra Wanda Heloísa nos representa
O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que simboliza as conquistas da mulher em uma luta histórica que se estende por várias gerações.
E a Dra Wanda Heloísa Ferreira tem representado a mulher na Reumatologia por sua luta incansável pelo bem de nossos pacientes. Atualmente ela ocupa o cargo de presidente do Instituto Gruparj Petrópolis, Associação de apoio e educação ao paciente no Rio de Janeiro e é coordenadora da Comissão de Pacientes da SBR. Nessa data ela também estará recebendo o Prêmio Zilda Arns, na Câmara Municipal de Petrópolis-RJ onde ajudou as vítimas durante as enchentes nessa região, sem descanso, entre outros trabalhos sociais, sendo também homenageada pela Cruz Vermelha Internacional.
O prêmio leva o nome da Dra Zilda Arns, indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz por sua generosidade. Como pediatra e sanitarista, salvou milhares de crianças, tirando o Brasil do mapa vergonhoso da mortalidade infantil sendo pioneira no combate à poliomielite. Ela também implementou com sucesso programas de planejamento para a saúde escolar, prevenção do câncer ginecológico, auxílio para aleitamento materno, transformando a vida de milhões de famílias apesar dos obstáculos e críticas em sua época.
Dra. Wanda Heloísa, como a Dra Zilda Arns são exemplos para todas as pessoas envolvidas com a luta pela saúde ao alcance de todos.